Em uma noite de lutas decididas pelos jurados presentes na Wembley Arena, Londres, o campeão interino dos pesos galos Renan Barão acumulou mais um triunfo em sua impressionante sequência de 32 batalhas sem perder. Com uma abordagem estratégica, finalizou o desafiante Michael McDonald com um katagatame no quarto round da luta principal do UFC Barão vs McDonald,realizado neste sábado, 16. O golpe levou o prêmio de Finalização da Noite (foi a única). O ex-TUF Brasil Reneé Forte também alegrou a torcida brasileira, com uma vitória dominante sobre Terry Etim por decisão unânime dos jurados.

Ainda campeão, Barão finaliza McDonald

Tranquilo e focado, Renan Barão mostrou se tratar de um lutador estratégico. Na luta principal deste sábado, o potiguar evitou a armadilha da mão pesada do desafiante Michael McDonald durante quatro rounds, controlando a distância e utilizando-se de quedas e sequências curtas para manter o domínio durante toda a batalha de pesos galos. A paciência compensou, e no quarto round o brasileiro conseguiu encaixar um justo katagatame que forçou o adversário a desistir, rendendo a Barão a vitória e um bônus de Finalização da Noite.

“Eu sabia que ele tinha uma direita perigosa, então me preparei para isso. Mas senti que a direita ia ficando mais cansada, então fiz minha estratégia toda em cima disso”, comentou Barão. “Quando consegui encaixar (o katagatame), até estranhei que ele não tava batendo… Ouvia o Dedé (Pederneiras) gritando para eu apertar mais. Até que ouvi ele roncar um pouco, senti que estava pegando, continuei pressionando e ele bateu.”

A expectativa do presidente Dana White é de que o atual campeão peso galo Dominick Cruz se recupere de suas lesões e enfrente o brasileiro, unificando o cinturão da categoria. “Com sorte, Cruz está se recuperando e poderemos fazer esta batalha acontecer. Essa é a luta que eu quero”, declarou White.

Reneé Forte vence seu primeiro combate no UFC

Estreando na categoria dos pesos leves, Reneé superou o favoritismo do adversário e, com uma performance tranquila, dominou Etim em todos os rounds da  última luta do card preliminar. Forte, que vinha de derrota, comemorou a redenção no UFC em alto estilo, com o mesmo chapéu nordestino simbolizando sua origem cearense que usou para entrar na batalha.

“Eu fiz a melhor preparação da minha vida. A aclimatação na França (Renee passou dois meses em Avignong) me ajudou muito. Eu estava muito confiante e sempre acreditei no meu potencial”, declarou o brasileiro. “Fiquei honrado em ter lutado aqui na Inglaterra. Quero agradecer a Jesus e também a todos que não acreditaram em mim. Isso me deu mais força pra ganhar essa luta”.

Confira os resultados completos

Renan Barão finalizou Michael McDonald com um katagatame no R4
Cub Swanson derrotou Dustin Poirier na decisão unânime dos jurados
Jimi Manuwa derrotou Cyrille Diabate por desistência antes do R2
Gunnar Nelson derrotou Jorge Santiago na decisão unânime dos jurados
James Te Huna derrotou Ryan Jimmo na decisão unânime dos jurados
Matt Riddle derrotou Che Mills na decisão dividida dos jurados
Renée Forte derrotou Terry Etim na decisão unânime dos jurados
Danny Castillo derrotou Paul Sass na decisão unânime dos jurados
Andy Ogle derrotou Josh Grispi na decisão unânime dos jurados
Tom Watson derrotou Stanislav Nedkov por nocaute técnico no R2
Vaughan Lee derrotou Motonobu Tezuka na decisão unânime dos jurados
Phil Harris derrotou Ulysses Gomez na decisão unânime dos jurados

For the English version of the recap and results, click here.

Photo: Renan Barão (Dave Mandel/Sherdog)

About The Author

Aline Bak
Staff Writer, Brazil

A native of São Paulo, Brazil, Aline began watching MMA with her father during the heyday of Pride in the early 2000's. Her passion for the sport soon turned to the UFC not long after. After attending UFC 134 in Rio de Janeiro and UFC 146 in Las Vegas, Aline was asked to recount her experience for Tatame—one of Brazil's biggest media outlets—and thus began her writing career. In addition to her work for The MMA Corner, she maintains her own site about MMA.